Um blog de uma pessoa comum na tentativa de conquistar uma melhor qualidade de vida através de investimentos!

quinta-feira, 26 de abril de 2018

O que não errar em finanças

Boa tarde caros leitores,

Hoje quero contar minhas primeiras experiências com investimentos, no fim das contas só deu errado, mas isso foi devido a falta de experiência, mesmo estando em um momento muito bom, principalmente para os fundos imobiliários que concentrava quase que metade dos meus aportes, enfim, serviu de aprendizado e pretendo não cometer os mesmos erros novamente:

- 1º erro - Não ter reserva de emergência 😖

Pra mim este foi o principal erro para ser sincero, eu não me preparei para os imprevistos que sempre podem acontecer, ninguém está blindado de situações inoportunas, no meu caso, a gravidez da minha noiva na época fez com que tivéssemos que adiantar o casamento e a reforma da casa, resultado? Gastos que estavam programados para serem realizados dentro de alguns meses, o que daria tempo para realizar com meu salário e uma pequena parte dos dividendos, tiveram que ser realizados de uma vez, então tudo que eu tinha investido com muito suor e acabou tendo que ser vendido, isso foi um grande choque porque estava complicado juntar aquele montante, muito tempo havia sido gasto e eu estava ficando muito feliz com o resultado mas perdi tudo... em compensação, fiquei imensamente feliz pela gravidez.

- 2º erro - Contar com aumento de renda no trabalho 😶

Outro erro que eu cometi foi o chamado "contar com os ovos no ... da galinha", fala sério né? Erro bobo e primário, obviamente que promoções no trabalho, algumas bonificações, participações nos lucros, dentre outros, existem sim, mas não devem ser contabilizados antes de estarem na conta, no caso, eu estava com a promessa de promoção, já estava tudo encaminhado, budget aprovado, solicitação aprovada, então comecei a colocar no planejamento, mas aí entrou a lei de Murphy e pronto, em última "instância" o RH barrou a promoção e novamente uma decepção, não teve perda financeira mas sim psicológica.

- 3º erro - Achar que dava conta de tudo sozinho 😝

Sou o super homem das finanças, de um jeito ou de outro eu consigo pagar as contas e ainda faço milagre para sobrar dinheiro, tudo isso sem compartilhar nada com minha noiva na época, ledo engano, tudo deve compartilhado, até para ambos terem consciência de quanto podem gastar sem prejudicar outros projetos, porém não compartilhei e muitas coisas da festa de casamento poderiam ter sido cortadas, mas como ela achava que estava tudo bem, deu continuidade, resultado? Tive que sair parcelando muita coisa, até precisei recorrer a um cartão de crédito que pagava anuidade (santa burrice), isso não foi nada legal.

Pois bem, estes foram os principais erros que julgo ter cometido naquela fase, pensem neles e não os cometa como eu fiz, sua saúde financeira agradece e muito.

Um comentário:

  1. Conheça a Riviera de São Lourenço localizada no Litoral Norte de SP. Invista em Imóveis de Alto Padrão.

    ResponderExcluir